
ENTREVISTAS
Em sua carreira, Paulo Markun fez milhares de entrevistas.
Só para a TV e internet foram mais de 600. Aqui, algumas delas.
​O filósofo João Carlos Salles é o convidado desta quarta-feira (13) do "Conversas na Crise – Depois do Futuro", live realizada pela TV Cultura e o Instituto de Estudos Avançados da Unicamp, com mediação do jornalista Paulo Markun.
​Conversas na Crise – Depois do Futuro | Paulo Markun recebe João Carlos Salles
​A TV Cultura, em parceria com o Instituto de Estudos Avançados (IdEA) da Unicamp, dá início nesta quarta-feira, dia 6 de maio, às 16h, à série de encontros virtuais Conversas na Crise – Depois do Futuro, que traz importantes nomes de diversas áreas do conhecimento para discutir os desdobramentos da pandemia do coronavírus e seus impactos. Com mediação do jornalista Paulo Markun, as lives ocorrerão duas vezes por semana, às quartas e sextas-feiras, às 16h, com uma hora de duração e interação com o público. O primeiro convidado é o diplomata Rubens Ricupero, que discutirá o cenário internacional pós-pandemia
Conversas na Crise – Depois do Futuro | Paulo Markun recebe Rubens Ricupero
Gay Talese é um dos responsáveis por criar o estilo de fazer reportagens combinando técnicas jornalísticas com recursos literários. Ele trabalhou em jornais e revistas escrevendo reportagens como se fossem textos literários e livros e uma autobiografia como se fossem reportagens.
Roda Viva | Gay Talese
​O Roda Viva recebeu, em 2007, Amós Oz, o escritor que tem a vida e a obra centrada no conflito entre árabes e israelenses. Ele participou de duas guerras como soldado de Israel, depois se tornou um militante pacifista e produziu a obra literária que o transformou no mais importante escritor de língua hebraica. Amós discutiu assuntos como política, literatura, conflitos raciais, étnicos e religiosos.
Roda Viva | Amós Oz
​Bernardo Rocha de Resende consolidou a Seleção Masculina como potência do vôlei mundial. Bernardinho foi escolhido pelo Comitê Olímpico Brasileiro como melhor técnico de 2006 pela atuação à frente da Seleção Brasileira Masculina de Vôlei. Vencedor em 2006 do hexacampeonato da Liga Mundial na Rússia, também conquistou o bicampeonato mundial no Japão.
Roda Viva | Bernardinho
Em 2006, o Roda Viva recebeu o então goleiro do São Paulo Futebol Clube, Rogério Ceni. Maior goleiro-artilheiro do futebol mundial e um dos principais ídolos da história do clube paulista, ele fala na entrevista sobre marcos de sua carreira, Seleção Brasileira e planos para o futuro.
Roda Viva | Rogério Ceni
​Filha de nordestinos que foram colonizar a Amazônia, Marina Silva nasceu no Acre e trabalhou como lavradora. Formou-se em história aos 26 anos e foi professora. Se elegeu, em 90, como deputada estadual e, em 95, senadora, sendo reeleita em 2003. Ambientalista premiada e reconhecida pela ONU [Organização das Nações Unidas], Marina Silva assumiu o Ministério do Meio Ambiente do governo Lula, anfitrião do encontro internacional que reuniu, em Curitiba, mais de oito mil pessoas de todo o mundo.
Roda Viva | Marina Silva
​Arqueóloga brasileira estuda as pinturas rupestres em São Raimundo Nonato e ajuda a reescrever a pré-história do Brasil.
Roda Viva | Niède Guidon
O Roda Viva recebeu, em 2002, a cantora Inezita Barroso. Inês Madalena Aranha de Lima, que aprendeu a tocar piano e violão aos 11 anos de idade e aos 25 já cantava no rádio, foi um símbolo da preservação cultural e se transformou na mais importante divulgadora da música de raiz no Brasil. Neste programa Inezita falou sobre seus 50 anos de carreira e sobre a música sertaneja.
Roda Viva | Inezita Barroso
​O engenheiro Demi Getschko, um dos pais da internet no Brasil, é o convidado de hoje (3) do ciclo de entrevistas "Conversas na Crise - Depois do Futuro", iniciativa do Instituto de Estudos Avançados (IdEA) da Unicamp. A partir de agora o IdEA conta com a parceria do UOL para transmissões ao vivo, sempre às quartas-feiras, às 16h, sob a mediação do jornalista Paulo Markun.
Conversas na Crise – Depois do Futuro | Paulo Markun recebe Demi Getschko
A TV Cultura e o Instituto de Estudos Avançados da Unicamp apresentam o ciclo "Conversas na Crise – Depois do Futuro", com mediação do jornalista Paulo Markun. O evento tem como convidado Mozart Neves Ramos, diretor de Articulação e Inovação do Instituto Ayrton Senna e membro do Conselho Nacional de Educação (CNE).
Conversas na Crise – Depois do Futuro | Paulo Markun recebe Mozart Ramos
A TV Cultura e o Instituto de Estudos Avançados da Unicamp apresentam o segundo ciclo do "Conversas na Crise – Depois do Futuro", com mediação do jornalista Paulo Markun. O evento tem como convidado o economista e professor titular do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Luiz Gonzaga Belluzzo.
Conversas na Crise – Depois do Futuro | Paulo Markun recebe Luiz Gonzaga Belluzo
O ator e diretor Sérgio Mamberti é o convidado desta quarta-feira (20) do "Conversas na Crise – Depois do Futuro", live realizada pela TV Cultura e o Instituto de Estudos Avançados da Unicamp, com mediação do jornalista Paulo Markun.
Conversas na Crise – Depois do Futuro | Paulo Markun recebe Sérgio Mamberti
​Jean-Michel fundou em 1999 a OCEAN FUTURE SOCIETY, organização sem fins lucrativos que produz informes técnicos e textos destinados a educação e estudos marinhos, organiza excursões de mergulho, debates, palestras e já produziu mais de 80 filmes para televisão sobre os oceanos. Através da ONG, Jean-Michel Cousteau e sua equipe viajam pelo mundo como "embaixadores do meio ambiente", levando a milhares de pessoas em vários países seus programas de conservação marinha e educação ambiental.
Roda Viva | Jean-Michel Cousteau
Nascido e crescido em Belo Horizonte, Tião Rocha, ao longo da vida escolar, carregou na memória a indiferença de professores em relação às histórias e heranças culturais das próprias comunidades onde as escolas existiam e funcionavam. A partir disso, decidiu estudar história e, depois, antropologia.
Roda Viva | Tião Rocha
O Roda Viva recebeu, em 2007, cantor e um dos maiores representantes do rap no Brasil, Mano Brown. Em uma das poucas entrevistas que aceitou conceder para a mídia, o rapper afirmou que é a comunidade das favelas que acaba com a violência e não a polícia. Ele falou também sobre drogas, política e que rejeita o papel de exemplo para os jovens.
Roda Viva | Mano Brown
​No centro do Roda Viva, em 2006, recebemos a geneticista Mayana Zatz, que é referência nas pesquisas sobre doenças genéticas e se tornou conhecida no Brasil, nos últimos anos, por sua atuação marcante na campanha pela liberação do uso de embriões humanos em estudos com células-tronco.
Roda Viva | Mayana Zatz
Há um ano ele revirou o ambiente em Brasília e detonou a maior crise política do Governo Lula. A sua “metralhadora giratória” de denúncias repercutiu e resultou em investigações e CPIs. Quase doze meses depois, o Governo sofreu mudanças, a oposição modificou a postura, deputados renunciaram e outros foram cassados, inclusive ele.
Roda Viva | Roberto Jefferson
​A história política de Evo Morales tem raízes na infância vivida em Orinoca, em uma das regiões mais pobres e esquecidas do país. Desde criança tentou vários caminhos. Foi agricultor, padeiro, músico e jogador de futebol até aos 21 anos, quando entrou na vida sindical e tornou-se líder dos camponeses da região de Cochabamba.
Roda Viva | Evo Morales
Ex-guerrilheira, Dilma passou três anos presa em São Paulo, durante a ditadura, foi torturada 22 dias e saiu de lá diferente. Segundo ela, ficou mais tolerante com os outros e aprendeu a conhecer seus próprios limites e fragilidades. Dilma Rousseff nasceu em Minas Gerais, morou em São Paulo, mas escolheu o Rio Grande do Sul para exercer a carreira de economista, depois de fazer doutorado em economia monetária e financeira. Foi secretária da Fazenda de Porto Alegre entre 1986 e 1988, e secretária de Energia, Minas e Comunicações do Rio Grande do Sul por duas vezes. Antes de se tornar a primeira mulher a assumir o Ministério da Casa Civil, conduziu a pasta de Minas e Energia no governo Lula.
Roda Viva | Dilma Rousseff
Saramago reúne em sua obra o pensamento social e humanista que o caracteriza não só como um dos mais reconhecidos romancistas da língua portuguesa, mas também como um dos pensadores mais críticos da globalização, da lógica do mercado e do individualismo que marcam homem no mundo atual.
Roda Viva | José Saramago
​Benedita da Silva era vice de Anthony Garotinho, governador do Rio de Janeiro que renunciou para concorrer à Presidência da República. Auxiliar de enfermagem e com formação universitária em serviço social e estudos sociais, Benedita ganhou sua primeira eleição em 1982, quando foi vereadora no Rio de Janeiro. Em 1994, se tornou a primeira mulher negra a ocupar uma vaga no Senado Federal. Anos mais tarde, a primeira negra senadora também seria a primeira negra governadora da história do Brasil.
Roda Viva | Benedita da Silva
Ferreira Gullar, que nasceu José de Ribamar Ferreira, deixou suas marcas na literatura e nas artes do Brasil contemporâneo. Os primeiros textos vieram dos tempos de menino. Sereno, aflito, visionário, o poeta, crítico e jornalista polemizou, radicalizou, provocou raiva, brigou com a vanguarda e com a esquerda. Produziu uma obra grande, revista em livros e levada à internet também na forma de poemas eletrônicos, de jogo digital de palavras.
Roda Viva | Ferreira Gullar
Recebemos no Roda Viva, em 1999, Ciro Gomes. Aos 22 anos, ele foi deputado estadual pelo PDS (Partido Democrático Social); aos 26, pelo PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro); aos 30, prefeito de Fortaleza (1989-1990); aos 32, governador do Ceará (1991-1994) pelo PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira); aos 37, ministro da Fazenda (1994-1995) de Itamar Franco (presidente da República de 1992 a 1994); aos 40, disputou e perdeu as eleições presidenciais pelo PPS (Partido Popular Socialista), recebendo sete milhões e meio de votos.
Roda Viva | Ciro Gomes