O Sapo e o Príncipe

Este livro conta a história de uma nova geração que chegou ao poder, nos últimos dez anos de Brasil.

Enquanto o jovem Fernando, aos 15 anos, sonhava ser cardeal ou militar, e preocupava-se com a seriedade de sua aparência, o retirante que chegou de Pernambuco tentava ganhar a vida em São Paulo, trabalhando como vendedor ambulante, engraxate e office boy. O primeiro finalmente formou-se em Sociologia e tornou-se professor; o outro passou orgulhosamente a ostentar o uniforme azul de operário.

Difícil imaginar que um dia esses dois brasileiros seriam protagonistas da cena que mobilizou mais de 200 mil pessoas, em 1º de janeiro de 2003 – Luiz Inácio Lula da Silva recebendo de Fernando Henrique Cardoso a faixa presidencial.

Acompanhando a vida de Lula e FHC, figuras emblemáticas da nossa história recente, O Sapo e o Príncipe traça um acurado painel dos bastidores da política brasileira. A partir de minuciosa pesquisa, entrevistas, depoimentos, consulta a documentos e reportagens, Paulo Markun resgata momentos marcantes de uma geração de brasileiros que lutou contra a ditadura e conquistou o poder.

 

Publicado em 2004.

Tweets RecentesAll tweets